domingo, 26 de julho de 2009

3 Charjetas







SEXTA-FEIRA FOI DIA DE DESENHO NO MIS
14h00:
A convite do Mario Cau (como eu, também professor da Pandora), fui com minha filha Thaís participar do 1 Sketchcrawl em Campinas, no belo Palácio dos Azulejos, onde funciona o Museu da Imagem e do Som, que já desenhei na série de Cartuns da cidade para o Meu Jornal Campinas.
Conhecemos outros desenhistas como Vitor, Maria Paula, Caio, Fernando, além dos velhos conhecidos Mario Cau, Fabiano (meu talentoso aluno de caricatura na Pandora), Laércio (que fez aula de caricatura com o legendário Paulo Branco, professor de Dálcio, Stegun, Paffaro, Félix, Dellova, André Pádua), Giovanna (que estudou na Pandora). Da maioria dos mais de 20 participantes esqueci o nome, mas guardei o principal: que demonstraram conhecer bem o riscado.
No começo da reunião, deliciosamente regada à café e pães de mel, Vitor, que faz parte da Associação dos Amigos do MIS, nos explica que este é um Movimento Internacional de Desenho Livre.
Vem daí o siginificado: Sketch: desenho; crawl: livre (como o estilo de natação).
A idéia é criar o hábito de desenhar livremente e em grupo. Duas coisas raras no mundo solitário de um ilustrador, quadrinhista ou cartunista. Desenhar fora (não deu por causa da chuva) e dentro do Museu, que nos revela ângulos curiosos, escadarias sinuosas, paredes pintadas ricamente há muito tempo, que estão sendo descobertas debaixo de camadas de tinta. Além, é claro de peças antigas como gramofones, projetores, discos, rádios e televisores do tempo "do ronca". Verdadeiras "peças de museu"!
Além de desenhar, falamos de lojas de material, de revistas, de artistas, trocamos figurinhas e desenhos.
Desenhamos pelo prazer de desenhar, sem pretensão alguma, mas com a intenção de publicar na internet e nos associar ao movimento no exterior.
18h00:
Corro com minha filha entre pingos grossos de chuva pela Glicério, até o ponto da Benjamim.
O calor humano interno do ônibus nos aquece.
Sem gripe suína, ainda bem!
Lembranças de uma experiência de rabiscar muito interessante e despojada.
Algumas fotos estão aqui
Esperamos pela próxima reunião!
CHARGES DO PAIXÃO...
... E DO SIMON

3 comentários:

Érico San Juan disse...

Eu organizei um SketchCrawl em Piracicaba, há uns três meses. Fizemos até uma exposição comos trabalhos no Sesc local. Quando tiver de novo em Campinas, me chama que eu vou! Abração.

Bira disse...

Chamo sim, Ericão!

cartum erótico disse...

Oi, Bira. Tudo bem? Vi uma entrevista sua no blog do Rico e achei muito legal. parabéns pelo trabalho! Depois procurei seu blog no google e constatei que vc tem vários! caraca! vou usar o link deste blog para divulgar no meu marcojacobsen.zip.net
abraço
marco jacobsen