quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2009: EU E CRAIG THOMPSON NO FIQ, EM BH

Foi uma honra ser convidado a entrevistar Craig Thompson no Festival Internacional de Quadrinhos.
It was a honor being invited to interview Craig Thompson in International Comics Festival.


(Fotos de Nathalia Turcheti)
http://www.flickr.com/photos/fiq-bh/page3

FROM BIRA DANTAS TO CRAIG THOMPSON:
Hi, Craig, here’s Bira the brazilian cartoonist that interviewed you in 2009, at FIQ (Brazilian International Comics Festival, in Belo Horizonte)!
How are you?
Man, it was so nice to meet you. My wife and daughter were in Belo Horizonte before you arrive. My daughter (she was 9 years old then) have read Blankets before going to Belo Horizonte and she was very disappointed when I told her you would arrive after her trip back home, She cried. My heart was broken and I was impressed about how your Comics could be so special for a child, as for an adult (even from a so distant country as Brazil).
When we met in backstage, you asked me if I would be your interviewer and I said “no”. I intended to mean that I would not be the only one, your translator into portuguese would be the second, but he declined.
Well, interview you was a so great pleasure (but until today I am not able to remember the french cartoonists you told have influenced you.
I’ve written an article about FIQ and your presence. Sorry it´s in portuguese…
http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1259768876
I’d like to say that the people loved your talking and your art!
Best regards from Brazil
P.S. When I came back to Campinas city, I could see my daughter eyes shining when she saw your Blanket signing and drawing for her.
Thanks forever.

CRAIG, A COMICS MONSTER!
Entrevistei esse “monstro” dos Quadrinhos no FIQ em 2009. Afonso Andrade havia me convidado, mas o tempo passou e eu achei que tinham mudado de idéia. Quando faltava 15 minutos pro bate-papo, me pegaram no corredor. Eu seria um dos entrevistadores, o outro seria o tradutor de Retalhos, Érico Assis (do Omelete), mas ele declinou do convite. Assim, pego de surpresa, encarei o desafio. Realmente ele é um dos desenhistas de HQ que mais me chamaram a atenção nos últimos tempos. O seu blog não me deixa mentir.
http://www.blog.dootdootgarden.com/
Eu comecei falando que me espantava o fato dele ter fãs ardorosos como minha filha de 9 anos (que devorou Retalhos) e velhos leitores de HQ, que prezam pela qualidade dos textos e dos desenhos. Ele respondeu que não era de propósito... Perguntei sobre suas influências, além do óbvio Eisner, ele citou alguns cartunistas franceses e frisou a importância da linguagem do humor cartunesco em seu trabalho. Falou que usou um material extremamente vagabundo pra desenhar Retalhos e que foi extremamente rápido de fazer. E de como Habib, está demorado e como dá trabalho usar material bom (papel e pincéis). Ossos do ofício. Quando ele disse que sua mãe detestou o livro e chorou de desgosto, eu sugeri que ele lhe dissesse que o mesmo livro que ela achou “que afastaria alguém de Deus” poderia aproximar. Eu disse isso, porque percebi que ele estava muito tenso (a cada resposta ele me perguntava, em voz baixa, se tinha ido bem), e achei que isso poderia deixá-lo mais tranquilo. Eu não quis ser arrogante, nem dizer a ele o que ele deveria dizer pra sua mãe. Só queria deixá-lo mais calmo. E ele concordou comigo, dizendo que foi exatamente o que ele disse a ela.



MATHEUS MOURA:
Alguns participantes acharam positivas minhas perguntas e transcreveram o debate melhor do que eu poderia fazer, como Matheus Moura:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1255436157
“A mesa subseqüente foi a mais cheia do dia e teve como atração Craig Thompson, autor de Retalhos, recentemente lançado pelo selo Quadrinhos na Cia. Craig falou de sua carreira, processo criativo, forma de trabalho. Ao lado dele, havia Bira Dantas, que começou com uma pergunta referente ao alcance do trabalho de Craig, principalmente Retalhos, uma vez que a própria filha de Bira, de apenas 9 anos, 'se apaixonou' pelo livro. Craig respondeu que não pensou na abrangência do material e que apenas o fez com sinceridade pensando em não decepcionar o público. Por outro lado ele é triste com o público americano masculino adolescente, pois eles não dão atenção ao livro, sendo muito pouco lido por eles. De influências, Craig diz ter seguido bastante os passos de Will Eisner e das HQs francesas. Isso se reflete até mesmo na preferência de estilo, sendo por ele o preto e branco o método que lhe dá mais prazer. De acordo com o quadrinista, ele só fez, e faz, trabalhos coloridos para ganhar dinheiro. Craig comenta ainda sobre o novo trabalho em desenvolvimento, chamado Habibi e que se passa no Oriente Médio. Algo como as noites árabes, pelo que diz o tradutor. O livro, atualmente, já possui 500 páginas prontas e, pelo que diz Craig, deve ter em média umas 700 páginas. Para o autor, a idealização desse trabalho passa pelo pressuposto dele já ter se cansado de falar de si mesmo. Assim ele passa para uma HQ fictícia, mas calcada em pontos reais. O termino de Habibi está programado para daqui um ano. Para fechar o bate papo com Craig foi discutido se ele não se incomoda em se expor tanto como fez no livro. O autor disse então que, quando deu início ao projeto, não havia imaginado que alcançaria um público tão grande de leitores e tudo o que fez foi com a consciência limpa. O problema maior foi com os pais dele. A mãe ficou extremamente chateada, assim com o pai. Isso gerou discussões e mal estar entre eles, principalmente pela escolha religiosa de Craig e a exposição de sua infância, o que gerou a indagação do pai de Craig: 'Sua infância não foi tão ruim assim, a minha foi pior. O que te faz achar ser tão especial?'

BLOG DO ERIC RICARDO
http://blogdoericricardo.blogspot.com/2009/10/fiq-2009-quinto-dia.html
Ao ler a otima cobertura do super caricaturista Eric, em seu Blog, mandei um recado:
- Eric, a tua pergunta foi realmente muito boa. Que bom que pudemos curtir o Craig de perto (realmente fui sortudo), e ele tava nervoso pacas (como eu, que achava que ia ser 1 de 2 perguntadores e acabei sendo o único), mesmo assim, um cara super gentil e artista fantástico! Posso postar suas fotos no meu blog?
(postadas aqui junto com seu texto)
Abração

Ao que ele, logo respondeu:
"Ei, Bira!
Pode colocar a foto no seu blog, sortudo!
Você mandou super bem lá na mesa do Craig, durante o FIQ.
Fiquei super feliz de saber que você visitou o meu blog hoje! Nossa, admiro muito o seu trabalho! Parabéns pelo talento! Para mim, é uma honra ter você como seguidor do meu blog. Será que eu mereço tanto?
Volte mais vezes.
Um grande abraço!"




(Eric Ricardo):
"Desnecessário dizer que Craig Thompson foi a grande sensação desta edição do FIQ. Quem leu as postagens anteriores deste blog sabe que até eu fiz tietagem em cima do cara. Eu não fui o único!
Na mesa, estavam Craig Thompson (é lógico!), o intérprete (sorry, não sei seu nome) e Bira Dantas (ô cara sortudo!). Bira abriu o bate-papo, comentando que ficou muito impressionado com o fato de sua filha de 9 anos ter chorado por não poder estar presente. Eu aproveito para fazer uma observação: quando é que as escolas vão perder o preconceito por quadrinhos e adotar Retalhos como livro paradidático? Bira disse que o livro tocou profundamente sua filha e que ele ficou impressionado com a arte-final de Craig Thompson.
Depois que muitas pessoas fizeram perguntas para o autor, eu tive a oportunidade de perguntar sobre o que mais impressionou Bira: a arte-final. Transcrevo minha pergunta, exatamente como a fiz:
“Do mesmo jeito que o Bira, eu também fiquei impressionado com a arte final de Retalhos. Eu gostaria de saber qual é o material que você utiliza. Eu vi em seu site, e também no FIQ, que você utiliza uma espécie de caneta-pincel. Eu quero saber até qual é a marca da caneta (nesse momento, provoquei risos na galera e aplausos do Bira, pois todos gostaram da pergunta). Também gostaria de saber quando seu próximo livro – o Habibi – ficará pronto. Você já tinha uma previsão de conclusão quando começou a prepará-lo?”
Craig respondeu que seu próximo livro ficará pronto dentro de um ano, mas não me respondeu qual é a marca de sua caneta. Ele disse que desenhava, no início de sua carreira, com canetas baratas. Mas depois, pôde comprar canetas mais caras. Disse que a vantagem de se usar canetas mais baratas é a possibilidade de fazer extravagâncias, sem dó. Costuma produzir uma página por dia, começando às 9h00 e terminando Às 17h00, com um intervalo para o almoço. Disse que seu próximo livro terá umas 700 páginas e que 500 já estão prontas. É possível ver algumas páginas do seu próximo livro em seu site e também na exposição do FIQ.
Eu queria perguntar mais coisas, mas não podia, pois muitas pessoas ainda queriam saber outras coisas. Craig disse que sua intenção não era falar de religião em Retalhos e que também não queria extravasar nem se libertar de nada quando produziu o livro. Comentou também sobre a reação de seus pais, que não gostaram do livro e que só o leram depois de seis meses. Foram contra a exposição da família nas páginas do livro. Voltaram a conversar somente durante uma viagem para Chicago. Na conversa, a mãe dizia que ele iria para o inferno Craig disse não acreditar em inferno. A mãe indagou como ele poderia acreditar em paraíso, se não acreditava em inferno. Craig respondeu que também não acreditava em paraíso (risos da platéia). Disse que a mãe ficou triste, deixando-o assim também. Já o irmão gostou muito do livro.
Perguntaram se Caig acredita em Deus. O autor disse imaginar Deus como uma força parecida com a de Star Wars (mais risos da platéia). Eu queria perguntar se ele voltou a encontrar a garota da história depois da publicação do livro, mas não pude. O intermediador anunciou que Carig precisava viajar no outro dia e que a sessão de autógrafos seria realizada no estande da Companhia das Letras. Isso despertou uma corrida para o estande. Eu também estava com o livro e corri, garantindo um dos primeiros lugares da enorme fila que se formou na tenda principal. A fila foi tão grande, que Ivan Brandom e Gabriel Bá resolveram filmar.
Era possível sentar na mesa em que Craig autografava e esperar, enquanto ele fazia o desenho da Raina na primeira página do livro. Eu perguntei se ele se lembrava de mim, do outro dia em que ele desenhou o Batman. Ele se lembrou e disse que foi por causa da ocasião. Bom, pelas fotos, é possível perceber a minha cara de bobo, né? Ganhei o segundo autógrafo do Craig. Dessa vez, foi no livro. Depois disso, o FIQ, para mim, já estava ganho! Esta, sem dúvida, foi a melhor das edições do FIQ!"

OUTRA HONRA, MAIS RECENTE, NO BLOG DO ZE GRAUNA
Me surpreendi outro dia ao entrar no Blog deste grande e virtual amigo. Minha assinatura (ou chancela, como ele diz) foi escolhida para estar ao lado de GRANDES nomes do Quadrinho nacional. Alguns historicos Mestres como Cortez, Alvarus, Belmonte, Ayton Thomaz, Shima, Zira, Miecio, Mauricio, Lan, Henfil, JCarlos, Theo, Guida (e todos os outros da lista memoravel do Ze'). Outros, amigos contemporaneos como Spacca, Nei, Rose, Ota, Pry, meu xara' paraense Biratan...
Eu so' posso agradecer por estar neste Panteão exclusivissimo e dizer que vou me esmerar ainda mais para fazer juz a uma honraria dessas. Valeu, Ze'!


http://zerobertograuna.blogspot.com/2011/04/as-50-assinaturas.html
"Há tempos eu venho trabalhando no cabeçalho que enfeita a abertura deste blog. A idéia é mesmo homenagear os desenhistas brasileiros mostrando as assinaturas de alguns dos nossos cartunistas mais talentosos. Entre uma pequena mudança e outra, defini os nomes e encerrei as escolhas totalizando 50 chancelas de profissionais do traço de épocas e estilos diferentes. Obviamente que eu escolhi a dedo cada um desses nomes. A seleção seguiu três critérios: importância histórica, talento e, obviamente, preferência pessoal. Confesso que alguns dos nomes aqui dispostos foram acrescentados por terem uma significância muito especial na minha formação de consumidor e artista. Mas entendo que, de um modo geral, muitos dos nomes que entraram nessa lista definitiva fazem parte das preferências de muita gente que visita esta página. Se o amigo internauta quiser pode procurar e identificar as assinaturas dos 50 artistas que estão nessa pequena coleção de ótimos desenhistas.
Os nomes são os seguintes (em ordem alfabética):
Adail, Adilson, Alvarus, Amorim, Ângelo de Aquino, Aylton Thomaz, Belmonte, Bira Dantas, Biratan, Bruno Drummond, Chico Caruso, Crispim do Amaral, Erthal, Fortuna, Gilmar, Guidacci, Henfil, Hilde, Ique, J.Carlos, Jal, Jayme Cortez, Jorge de Salles, Juarez Machado, K.Lixto, Lan, Luiz Sá, Márcia Braga “Z”, Marguerita, Mariano, Mariza, Mauricio de Sousa, Mayrink, Mendez, Miécio Caffé, Mila F., Millôr, Miriam, Nássara, Nei Lima, Ota, Paulo Caruso, Pryscila, Raul, Roberto Rodrigues, Rose Araújo, Shimamoto, Spacca, Théo e Ziraldo."

2 comentários:

Eric Ricardo disse...

Bira, esse FIQ foi realmente inesquecível. No último, de 2011, estive lá todos os dias e sei que você também estava lá. Mas não consegui sair da minha mesa, de tão cheio que ficou o lugar. Senti falta da sua gaita.
Bom, desejo uma ano novo cheio de criatividade e sucesso para você! Feliz 2012 e grande abraço!

Bira disse...

Foi mesmo, Eric! Cara, que pena que a gente não se encontrou por la'! Mas eu toquei a gaita! Da proxima vez vou tocar no microfone do evento (rs)!