sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ADEUS, COMANDANTE!


PARABÉNS, PEDRO CASALDÁLIGA



Sábado, 16, Pedro Casaldáliga completou 80 anos de vida.

Homenagem dos militantes do MST ao Pedro de todos, por seus 80 anos de coerência e exemplo de vida


PEDRO NOSSO

Ademar Bogo

(Bahia, 16 de fevereiro de 2008)

Pedro: pedra

Pedro: terra

Pedro: água, árvore, Amazônia.

Pedro: povo

Pedro: Pátria latina

Pedro: ensina


Pedro aprende:

Não se vende!

Não se rende

Não se prende...


Pedro: nosso

Pedro: pastor

Pedro: amor, humildade, solidariedade.


edro: servidor

Pedro: animador

Pedro: comunhão

Pedro: coração:


Atento

Sentimento

Movimento.

Pedro: irmão


Pedro: guerreiro

Pedro: hospitaleiro, selva, celeiro.

Pedro: indígena


Pedro: camponês

Pedro: fez

Pedro: faz:

A luta

a disputa

Pela paz.


Pedro: agente

Pedro: valente

Pedro: ardente, confidente, continente.


Pedro: tudo, sobre tudo, além de tudo.

Pedro; terno

Pedro: eterno:


Camarada!

Camarada!

Camarada!

IMPRENSA PERIGOSA


SÓ O FERDINANDO PRA ACREDITAR...


SÓ O FERDINANDO PRA ACREDITAR...
Se alguém não lembrar de Ferdinando Buscapé, veja os links abaixo...
Realmente é pra quem tem mais de 40 (risos).Eu simplesmente adoro a ingenuidade e brejeirice de Ferdinando Buscapé (Lil' Abner nos EUA) e a turma de Brejo Seco.
Ele era enganado por todo tipo de político sujo e corrupto.Daí pensei: "É o personagem ideal para cair na lábia da oposição golpista e invejosa daqui." Al Capp era um caricaturista e cartunista estupendo. Dono de um traço hilariante e de uma arte-final perfeita, com uma valorização dos traços de contorno, principalmente das voluptuosas mulheres de Brejo-Seco.Criou personagens fantásticos em suas páginas dominicais e nas tiras diárias de centenas de jornais norte-americanos.
E contou com grandes assistentes como Will Eisner e Frank Frazetta (com quem acabou se desentendendo e brigando para sempre).
Veja seus cartuns:
Algumas fotos aqui
E aqui, muitos desenhistas clássicos de HQs como Milton Caniff, Chic Young, Hal Foster e Al Capp.

LUTO PELA MORTE DOS PETROLEIROS


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

E VIVA O DIA DO QUADRINHO NACIONAL


Viva Angelo Agostini!
(biografia de Angelo Agostini por Worney de Almeida)
Esta charge eu fiz quando ganhei o troféu como Melhor Cartunista em 2005.
TIRAS DE LETRA NA CASA DA VIZINHA
Este ano eu, Tietê e amigos comemoramos o Dia do Quadrinho Nacional em Campinas lançando (30/01) esta coletânea de tiras na Pandora.
A edição do livro feita em esquema de cooperativa através da Editora do Mario Mastrotti.
Miscelânea (Bira Dantas) e Mendigo S.A (Tietê) são as tiras campineiras no livro.
" O lançamento contará com a presença deste artista que escreve estas linhas, com as histórias do Mendigo S/A, e com o cartunista Bira Dantas, artista que também participa do livro com o trabalho Miscelânea, uma sátira com personagens e atores do universo cinematográfico. Bira tem anos estrada, prêmios, publicações e obras expostas em museus na Europa, e ainda representou o Brasil no 7º World Comics Conference, na Coréia do Sul, mantêm seus 15 blogs e ainda trabalha em uma adaptação do Dom Quixote para os Quadrinhos, confira: http://domquixotehq.blogspot.com/
Tietê

FAN I

Estes são meus desejos de um Feliz Ano Novo.

http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1199673320

- Quero olhar para a produção de meus colegas com olhos ainda mais inclusivos. Reconhecer o esforço dos colegas, a qualidade dos seus trabalhos, a perseverança em fazer projetos se tornarem realidade, vibrar por sua coragem.- Quero perceber que não sou o centro do mundo e que tem MUITA gente fazendo MUITA coisa boa por aí.

- Quero prestigiar cada vez mais sites, blogs, eventos de lançamentos, dos colegas.- Quero me esforçar em produzir mais e melhor (Gonçalo Junior, Leonardo Melo, Daniel Esteves, Mário-masquemário - nossos projetos continuam de pé, tenham paciência, pois em Janeiro eu termino a quadrinização do Dom Quixote). Me esforçarei em ouvir as críticas dos colegas, sem querer me defender a priori (só não falem mal do Lula, que aí eu jogo tudo pro alto - rs).

- Quero dar meus parabéns à gente como o Mastrotti (e sua valente editora Virgo) com seus projetos cooperativados e mesmo quando eu estiver meio duro, perceber que fazer parte de projetos assim só fortalecem nossa categoria.

- Quero dar um grito de "VALEU" ao Marcio Baraldi, por ser um grande vendedor de seu trabalho, por ter desenvolvido personagens tão cativantes e por ser um incansável criador, produtor e cavador de espaços na Mídia. Se todos nós fizéssemos um pouquinho do que este Dom Quixote faz, certamente estaríamos reclamando muito menos do mercado e das editoras.

- Quero dar um abração especial no Marcatti e no Spacca por serem incrivelmente competentes no que fazem, por terem mantido os Quadrinhos com o status de arte, com A maiúsculo. A Relíquia, Santô, Debret, D. João Carioca são obras que me enchem de orgulho de ser amigos deles.

- Quero dar um "VALEU" pro Ricardo Antunes que criou o muito bem sacado Guia do Ilustrador e se não bastasse ainda inventou uma ótima revista virtual.- Quero dizer pro Gual e pra Dani que eles são uns companheiros incríveis e que foram super peitudos (com todo o respeito, viu Dani?) em montar uma HQMix Livraria tão bacana, tão completa, tão alto astral, tão acolhedora e que agita tanto nos lançamentos de Quadrinhos, Charges e Cartuns na cidade. Isso cria um movimento pra "cima" em nossas vidas que não está no gibi.

- Quero dar um "HURRA" à minha irmã Betania, professora da rede municipal de São Paulo, que leva Quadrinhos e Cartuns aos alunos e cava matérias sobre Quadrinhos (como a última Carta na Escola), pro Paulo Ramos com seu genial Blog dos Quadrinhos, espaço onde sabemos de tudo que rola, através de notícias e entrevistas muito inteligentes e pro Ruy Jobim também, que mesmo se lançando com o fiel cão Jarbas em empreitadas no oriente, galgou outras formas de arte como o teatro, emplacando o seu Do Claustro em plena Praça Roosevelt.

- Quero dizer "OBRIGADO" ao Duda Albuquerque (Escala Educacional) e ao Vilachã que idealizaram a série de Literatura em Quadrinhos (e me convidaram a participar propiciando minha volta aos Quadrinhos de livrarias) e ao Eloyr Pacheco, Will e Humberto Yashima que conseguiram criar e manter um site como o Bigorna, tão completo e abrangente, que a gente até se perde em tudo o que tem pra ler. E se não bastasse isso, convidou colunistas de todas as vertentes para escrever com total liberdade.

- Quero mandar um "BACANA" pro Ulisses do site Nostalgia do Terror e pro pessoal da Prismarte, pro Gonçalo Jr e seus livros de pesquisa impagáveis, pro Franco de Rosa (por tudo o que fez até hoje) e por sua página na Caros Amigos, pro Shimamoto que foi homenageado do FIQ em 2007 e é um pusta Mestre e grande amigo. Eles estão recuperando uma boa parte da história do Quadrinho Nacional. São Titãs!

- Queria falar de mais um monte de amigos que conheci em blogs, fotologs e listas de discussão, que fizeram tiras, ilustrações, charges e cartuns, que participaram de discussões frutíferas ou não, que levantaram a nossa bandeira mais alta, que produziram eventos como o FIQ, Quarto Mundo, ImagoDays, Ilustralista, Tupixel, o Prêmio Angelo Agostini (Valeu, Worney!) e HQ Mix. Mas eu passaria uma semana aqui escrevendo e acabaria esquecendo de alguém.

- Como VOTOS DE ANO NOVO, quero dizer que tem sido muito positiva a experiência na revista em Quadrinhos Front. Apesar das discordâncias naturais, estamos conseguindo publicar HQs que também ajudam neste trilhar infinito da HQ brasileira. E VIVA O QUADRINHO NACIONAL!

FAN II

http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1200268845

- Quero dar os PARABÉNS a pessoas como o sérbio/brazuca Marko Ajdarić, mantém a maior newsletter sobre Cartum e Quadrinhos do Mundo, o Neorama dos Quadrinhos. Ele é um batalhador incansável do Quadrinho Nacional e um dos maiores conhecedores do assunto que eu conheço.

- Um ABRAÇO ao jornalista, tirista e professor de Quadrinhos Djota! Ele é responsável pelo site MundoHQ, autor das tiras Só dando Gizada publicadas no Correio Popular e escreveu várias matérias pra lá de legais sobre os Quadrinhos, inclusive uma entrevista antológica com o mestre Will Eisner.

- PARABÉNS ao Cedraz pela produção de tiras de altíssimo nível em sua Turma do Xaxado. Este baiano pode dar os braços a outro também genial: Luis Augusto, criador das tiras infantis (pero bem adultas, na melhor tradição de Peanuts) Fala Menino há mais de 10 anos.

- E PALMAS para mais dois sites dedicados aos Quadrinhos Pop Balões do Diego e Zine Brasil da Michelle. - Dois amigos que também exploram outras mídias são o Edgar Franco, doutor e quadrinhista que lançou BioCyberDrama (com Mozart Couto, um dos mais fantásticos desenhistas brasileiros) e as HQtrônicas - Do Suporte Papel à Rede Internet, resultado da sua pesquisa pioneira sobre as HQs na web. E Fábio Zimbres, que lançou Música para Antropomorfos, projeto conjunto com a banda de rock goiana Mechanics. HQ com música é o que há! - Quero enviar um AGRADECIMENTO aos jornais que publicam minhas charges: Sinergia, Petroleiros, Cometa Itabirano, Folha de Minas e Meu Jornal Campinas (onde posso criar este cartum mensal e as crônicas que o ilustram. Ou seria o contrário?). Sem eles, eu estaria restrito à Internet, que é abrangente, mas não tem o alcance que os jornais tablóides impressos à la Gutenberg, têm.- Quero mandar um JÓIA pro Paulo Monteiro que fez uma trajetória fantástica nas tiras sindicais criando personagens fantásticos como Mimi, a metaleira, Xilique, Meia-noite, Cabeça entre outros. Foi um prazer trabalhar com ele no Sindiluta (boletim dos Sindiquímicos de Sampa). João Antonio Buhrer pela força que tem me dado nas pesquisas de adaptações de literatura para os Quadrinhos e pelo seu blog muito legal.

- Quero dar a maior FORÇA pro Tietê que, com suas tiras tem feito humor com um tema tão delicado como a Miséria e à Natalia Forcat, grande representante feminina nesta categoria tão masculina que é a dos quadrinhistas e chargistas. Ela tem feito juz aos nomes de Rian (Nair de Teffé), Hilde Weber e Conceição Cahu. Valeu, Nat, a mais brasileira das cartunistas argentinas!- Quero tirar o chapéu (ou o boné) pro Maxx, que mesmo depois de um acidente grave na moto, conseguiu dar a volta por cima e continuar na ativa publicando o ótimo El Terrado e ao Mário Latino que mantém o jornal GRAPHIQ impresso e na web especializado em tiras e Quadrinhos nacionais. O seu trabalho tem sido hercúleo no sentido de resgatar a história da HQ nacional. E também para o Márcio Leite e seu site Brasil Cartoon e para o Rubens e seu Gibindex e o Faoza com seu Tupixel. São sites que promovem a cultura da HQ e o Cartum nacionais. Palmas pra eles!

- Quero dar meu ADEUS a Ivan Wasth Rodrigues, o maior quadrinhista histórico brasileiro, dono de traço elegante e sofisticadas pinceladas aguadas de meio-tons. Ivan começou com HQs para revistas infantis, mas especializou-se em assuntos históricos, sendo requisitado por editoras de livros didáticos e agências de publicidade. Ele quadrinizou Casa-Grande & Senzala (de Gilberto Freyre) onde pude rever seu trabalho admirável, num traço mais moderno, com arte-final em bico-de-pena e nanquim.

- Quero que meu curso de Caricatura, Charge e Cartum tenha mais alunos na Pandora de Campinas e que eu consiga tempo para desenhar as tiras que o Ricardo Quintana idealizou: Mundo Bira. Claro que o alvo das chacotas serei eu (rs)...

- Como VOTOS DE ANO NOVO, continuamos neste trilhar infinito da HQ brasileira.

E VIVA O QUADRINHO NACIONAL!