sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

FAN I

Estes são meus desejos de um Feliz Ano Novo.

http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1199673320

- Quero olhar para a produção de meus colegas com olhos ainda mais inclusivos. Reconhecer o esforço dos colegas, a qualidade dos seus trabalhos, a perseverança em fazer projetos se tornarem realidade, vibrar por sua coragem.- Quero perceber que não sou o centro do mundo e que tem MUITA gente fazendo MUITA coisa boa por aí.

- Quero prestigiar cada vez mais sites, blogs, eventos de lançamentos, dos colegas.- Quero me esforçar em produzir mais e melhor (Gonçalo Junior, Leonardo Melo, Daniel Esteves, Mário-masquemário - nossos projetos continuam de pé, tenham paciência, pois em Janeiro eu termino a quadrinização do Dom Quixote). Me esforçarei em ouvir as críticas dos colegas, sem querer me defender a priori (só não falem mal do Lula, que aí eu jogo tudo pro alto - rs).

- Quero dar meus parabéns à gente como o Mastrotti (e sua valente editora Virgo) com seus projetos cooperativados e mesmo quando eu estiver meio duro, perceber que fazer parte de projetos assim só fortalecem nossa categoria.

- Quero dar um grito de "VALEU" ao Marcio Baraldi, por ser um grande vendedor de seu trabalho, por ter desenvolvido personagens tão cativantes e por ser um incansável criador, produtor e cavador de espaços na Mídia. Se todos nós fizéssemos um pouquinho do que este Dom Quixote faz, certamente estaríamos reclamando muito menos do mercado e das editoras.

- Quero dar um abração especial no Marcatti e no Spacca por serem incrivelmente competentes no que fazem, por terem mantido os Quadrinhos com o status de arte, com A maiúsculo. A Relíquia, Santô, Debret, D. João Carioca são obras que me enchem de orgulho de ser amigos deles.

- Quero dar um "VALEU" pro Ricardo Antunes que criou o muito bem sacado Guia do Ilustrador e se não bastasse ainda inventou uma ótima revista virtual.- Quero dizer pro Gual e pra Dani que eles são uns companheiros incríveis e que foram super peitudos (com todo o respeito, viu Dani?) em montar uma HQMix Livraria tão bacana, tão completa, tão alto astral, tão acolhedora e que agita tanto nos lançamentos de Quadrinhos, Charges e Cartuns na cidade. Isso cria um movimento pra "cima" em nossas vidas que não está no gibi.

- Quero dar um "HURRA" à minha irmã Betania, professora da rede municipal de São Paulo, que leva Quadrinhos e Cartuns aos alunos e cava matérias sobre Quadrinhos (como a última Carta na Escola), pro Paulo Ramos com seu genial Blog dos Quadrinhos, espaço onde sabemos de tudo que rola, através de notícias e entrevistas muito inteligentes e pro Ruy Jobim também, que mesmo se lançando com o fiel cão Jarbas em empreitadas no oriente, galgou outras formas de arte como o teatro, emplacando o seu Do Claustro em plena Praça Roosevelt.

- Quero dizer "OBRIGADO" ao Duda Albuquerque (Escala Educacional) e ao Vilachã que idealizaram a série de Literatura em Quadrinhos (e me convidaram a participar propiciando minha volta aos Quadrinhos de livrarias) e ao Eloyr Pacheco, Will e Humberto Yashima que conseguiram criar e manter um site como o Bigorna, tão completo e abrangente, que a gente até se perde em tudo o que tem pra ler. E se não bastasse isso, convidou colunistas de todas as vertentes para escrever com total liberdade.

- Quero mandar um "BACANA" pro Ulisses do site Nostalgia do Terror e pro pessoal da Prismarte, pro Gonçalo Jr e seus livros de pesquisa impagáveis, pro Franco de Rosa (por tudo o que fez até hoje) e por sua página na Caros Amigos, pro Shimamoto que foi homenageado do FIQ em 2007 e é um pusta Mestre e grande amigo. Eles estão recuperando uma boa parte da história do Quadrinho Nacional. São Titãs!

- Queria falar de mais um monte de amigos que conheci em blogs, fotologs e listas de discussão, que fizeram tiras, ilustrações, charges e cartuns, que participaram de discussões frutíferas ou não, que levantaram a nossa bandeira mais alta, que produziram eventos como o FIQ, Quarto Mundo, ImagoDays, Ilustralista, Tupixel, o Prêmio Angelo Agostini (Valeu, Worney!) e HQ Mix. Mas eu passaria uma semana aqui escrevendo e acabaria esquecendo de alguém.

- Como VOTOS DE ANO NOVO, quero dizer que tem sido muito positiva a experiência na revista em Quadrinhos Front. Apesar das discordâncias naturais, estamos conseguindo publicar HQs que também ajudam neste trilhar infinito da HQ brasileira. E VIVA O QUADRINHO NACIONAL!

Nenhum comentário: