sexta-feira, 2 de outubro de 2009

2 desomenagens, 2 homenagens, 1 desabafo

Serra: sujo, feio e malvado!



A MORTE DO QUADRINHISTA CARIOCA AYLTHON THOMAS
A imprensa carioca não deu uma linha sequer... Mas o Zé Grauna deu!
http://zerobertograuna.blogspot.com/
Eu conheci o trabalho do Aylton Thomas no livro A Técnica do Desenho do Jayme Cortez (até postei no meu Blog de Caricaturas 3 páginas de caricas baseadas neste livro). Depois eu vi outros trabalhos dele, como a clássica cena da favela carioca (no livro de Ilustração do Cortez) e fiquei muito fã do jeito dele desenhar as perspectivas e as pessoas. Ele tinha esse toque especial de gênio, como Al Capp e Eduardo Vetillo, de captar as figuras populares e torná-las caricatas e engraçadas.
Realmente o AT era um Mestre (com "M" maiúsculo) e a nossa imprensa (com "i" minúsculo) não se digna a reportar as façanhas que heróis como ele fizeram.
Veja só, o grande e célebre caricaturista Sábat lançou livros na HQMIX Livraria (do Gualberto e da Dani) e ninguém da imprensa apareceu. Mal deram uma notinha na Folha ou no Estado.
Isso é uma vergonha!
E na tv a maioria dos programas não se salvam.
Salvo alguns documentários sobre Lan, Henfil, Jayme Cortez, Lapi, ou entrevistas com Elifas Andreato, Mauricio de Souza, Ziraldo, Vilachã, Moon e Bá, o espaço para se promover a Memória do Desenho NAcional é ínfimo.
Infelizmente.

Resposta do Zé Graúna:
"Grande Bira!
Muito bom o seu comentário. É importante manifestações como a sua. Eu gostaria que no Brasil nós tivéssemos uns 5 ou 6 Guidaccis, uma meia-dúzia de colegas como o Jal, mais uns clones do Jorge de Salles, e outros parecidos com Herman Lima, Ruben Gil, Alvaro Cotrim, Moacy Cirne e Moya que passaram a vida historiando a memória do nosso desenho.
A imprensa é mesmo desinteressada das coisas do nosso desenho, mas é preciso que pelo menos os desenhistas brasileiros se interessassem um pouco mais por eles mesmos. É claro que essas manifestações isoladas ajudam em alguma coisa. Eu até acho que alguns pequenos resultados vão surgindo... Mas é aquilo, é trabalho de formiguinha mesmo. Mas estamos na batalha!
Grande abraço!"

OUTRA PERDA PRA HQ NACIONAL, IVAN SAIDENBERG
Toque do Sidney Guzman, texto do MArcus Ramone:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n01102009_09.cfm

Nenhum comentário: