segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SALÃO DE HUMOR DE CAMPINAS

Na abertura conheci o Vinicius (VINI), meu parceiro de revista de HQ Subversos (ganhei seu autógrafo lá) e que fez a ótima charge da Macaca (Ponte Preta) perguntando pro Carlos Gomes se podia executar o Guarani. Ótima sacada!
O blog dele, muito bom e com uma boa cobertura do Salão está aqui:
http://mamaosubmundo.blogspot.com/
O Vini tem um estilo legal tanto pra Quadrinhos como pra cartum e tem grande chance de estourar em um monte de Salões de Humor pelo mundo afora!
Quanto aos velhos amigos que citei ontem, estavam o Paffaro, Stegun, André Pádua, Dálcio, Paulo Branco, toda a turma da Pandora (Ricardo, Titi, Mario Cau, Caio, Sergio e mais um monte de gente fazendo caricas ao vivo), Fabiano Carriero (grande amigo e estagiário talentoso) e conheci em carne e osso: Ray Costa, Mattias e Duarte.
Ray mandou recado:
"Ho Bira! Nos que temos que falar isso meu querido, adoramos Você e toda aquela rica mulecada telentosa e vida longa aos companheiros que tanto lutaram pelo salão de Campinas!"

PREMIADOS DO SALÃO
http://www.salaodehumordecampinas.com.br/site/index.php
Categoria Carlos Gomes
1° lugar - Caio Yo - Campinas
2° lugar - Amorim - Rio de Janeiro
Menção Honrosa: Roger (Córdoba - Argentina)

Categoria Caricatura
1° Lugar - Ray Costa - RJ
2º lugar: Francis Bacon - Junior Lopes (São Paulo)
Menção Honrosa de Manohead - Garopaba/SC
Menção Honrosa: Madre Teresa - Mattias (Rio de Janeiro)

Charge
1° Lugar - Makhmudjon Eshonkulov (Usbequistão)
2° Lugar Charge - Waldez - Belém do Pará
Menção Honrosa: Moacyr Torres Joby
Menção Honrosa: Júlio Maga (Indaiatuba - Brasil)

Cartum
1º lugar: Ramiro (Cuba)
2º lugar - Manoj Cho (India)
Menção Honrosa: Valentim Gregoriev (Bulgária)
Júnior Mancini (Campinas - Brasil)

1º Salão de Humor de Campinas
De terça-feira (17/11) até 19 de novembro
Centro de Convivência Cultural de Campinas
Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí
3232-4168
Entrada franca

http://cosmo.uol.com.br/noticia/41522/2009-11-16/campinas-realiza-primeira-edicao-do-salao-de-humor.html
O cartunista Ziraldo disse, certa vez, que Campinas era um dos maiores celeiros de artistas do traço no Brasil. Estava mais do que na hora de a cidade honrar a fama e organizar um grande evento voltado para a exposição e premiação de ilustradores nacionais e estrangeiros. A abertura do 1º Salão de Humor de Campinas, que será realizada nesta terça-feira (17/11) no Centro de Convivência Cultural, é um marco.
Ao todo estarão expostos 177 trabalhos, que poderão ser vistos até o dia 19 de dezembro. “Recebemos trabalhos de inúmeros países. Com tanta quantidade e, principalmente, qualidade, já temos certeza que haverá o segundo salão, o terceiro e assim por diante”, afirma o jornalista Jan Fernandes, um dos idealizadores e organizadores do evento. Ainda segundo ele, o concurso recebeu mais de mil inscrições e os trabalhos foram julgados e analisados por Dalcio Machado, Paulo Branco, Bira Dantas e DJota Carvalho.
http://blog.pandora.art.br/
O 1º Salão Internacional de Campinas irá premiar trabalhos em quatro categorias: Caricatura, Charge, Cartum (com o tema meio ambiente) e o Prêmio Especial Carlos Gomes — nesta última categoria são permitidos trabalhos em todos os tipos de artes gráficas. Os trabalhos classificados em primeiro lugar receberão R$ 3 mil cada um. Os segundo colocados receberão R$ 1 mil. Os vencedores só serão revelados durante a cerimônia de abertura, às 20h desta terça (17/11).
“Também aguardamos a confirmação da presença do padrinho do evento, o cartunista Ziraldo, na abertura”, avisa Fernandes. Além de trabalhos de artistas brasileiros, foram selecionados para a exposição trabalhos vindos de países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Cuba, Espanha, Bélgica, Bulgária, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Romênia, Sérvia, Tailândia, Turquia e Usbequistão, entre outros.

O quê: 1º Salão de Humor de Campinas
Quando: De terça-feira (17/11) até 19 de novembro
Onde: Centro de Convivência Cultural de Campinas (Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, 3232-4168)
Quanto: Entrada franca
Leia reportagem completa na edição do Caderno C do Correio Popular do dia 17/11/2009

















Um comentário:

Natania A S Nogueira disse...

Biraaaaaa!
Preciso saber onde está o Salão de Humor para fazer uma visita!!