quinta-feira, 16 de abril de 2009

Marko Ajdaric denunciou:


VAURO, CARTUNISTA ITALIANO
(Universo HQ)

O Il Manifesto, jornal de esquerda italiano que tem em seu corpo editorial intelectuais do porte da pensadora Rossana Rossanda (que esteve na USP, em 2004), teve uma jornalista sua - Giuliana Sgrena - seqüestrada no Iraque, no início do mês, fato de ampla repercussão mundial.
http://www.ilmanifesto.it/
Vauro, cartunista do jornal, que normalmente ilustra as mazelas da sociedade italiana, assumiu a pena para exprimir a forma como os colegas de Il Manifesto estão se sentindo neste momento, com uma dignidade pouco vista hoje em dia, neste cartum, que foi publicado no dia 22.
O jornal, obviamente, tem noticiado a cada edição a sua preocupação com o paradeiro da jornalista, sem cair na tentação de ser acusador ou sensacionalista.A outra forma de mostrar ao mundo a situação da colega encontrada pelos editores do jornal foi a publicação de uma fotogaleria, sem uma única palavra, como maior destaque do site. Desta forma, eles acreditam na força da imagem e do cartum, mais do que na palavra mal colocada, para sensibilizar quem possa trazer de volta a colega.
http://www.universohq.com/quadrinhos/2005/n24022005_04.cfm

NEORAMA: VAURO CENSURADO NA RAI
http://www.neorama.com.br/q_frame0rcq.html
A empresa pública de televisão italiana "Rai" decidiu hoje suspender o chargista Vauro Senesi por causa de um desenho sobre o terremoto ocorrido na semana passada na Itália e que recebeu inúmeras críticas, inclusive do primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi.
Em comunicado de imprensa divulgado hoje, o diretor-geral da "Rai", Mauro Masi, anunciou a suspensão de Senesi por causa da charge "Aumento da capacidade... dos cemitérios", transmitida em 9 de abril no programa "Annozero", apresentado por Michele Santoro.

Nenhum comentário: