segunda-feira, 14 de março de 2011

EXPOSIÇÃO DA AQC "SE ENCONTRE NA SEMANA" EM SAMPA












Promoção:
Secretaria de Finanças SP
Apoio:
AQC SP







De 14 a 18 de março/2011
No Edifício Andraus
R. Pedro Américo, 32 (28 andar)
Pça República, Centro
São Paulo


Esta exposição é uma parceria entre AQC e Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo, e faz parte do evento "Semana da Mulher em SF". A proposta consiste em divulgar as produções dos artistas da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP através da exposição de charges e caricaturas, feitas a partir de fotos das servidoras. Participam Bira Dantas, Edson Pelicer, Fabiano Carriero, Rodrigo Chica, Uenderson Mendes e William MR, sob a coordenação de Worney de Souza.
A secretaria tem cerca de 1600 funcionários, dos quais 700 são servidoras ativas. Pensando no bem estar e na valorização destas profissionais, anualmente é realizado um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que tem como objetivo proporcionar experiências e propor atividades com temas variados, voltado ao lado profissional e emocional da mulher moderna que é esposa, responsável pelo lar, amante, mãe e trabalhadora. O evento é prestigiado por todos os Servidores Públicos Municipais da Cidade de São Paulo.

AQC

http://aqcsp.blogspot.com
A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo foi criada em 1984, para reunir os profissionais da categoria, procurando defender seus interesses e abrir perspectivas para semi profissionais e incentivar os amadores a abraçar esta arte.
A motivação principal para a associação existir foi a projeto de lei do Deputado Federal Jorge Paulo (PDT) que propunha que as editoras e jornais publicassem 50 % de seu material de quadrinhos de autores nacionais.
Logo se registrou a entidade em cartório, elegeu-se a primeira diretoria e começou-se a imprimir boletins e chamadas para a discussão. Como fruto disso, foi elaborado um texto mais aprimorado para o projeto e iniciamos uma tentativa de entendimento com os representantes das editoras.
Atuamos ativamente na greve dos funcionários da Editora Abril, fizemos o evento dos “50 Anos da Primeira Exposição Internacional de Quadrinhos” e criamos o “Prêmio Ângelo Agostini” que está na 26º edição.

OS ARTISTAS:

BIRA DANTAS


48 anos
Campinas SP
Paulistano, trabalha com HQ, ilustrações e charges desde 1979.
Foi desenhista da revista em quadrinhos “Os Trapalhões” (Bloch) de 1980 a 82, e intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet (Bond Boca) em 85, quando ingressou na AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP).
Colaborou em revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, Em Ação (Caterpillar), EATON, IBM, 3M, Rockwell Fumagalli, Anglo, Bundas e jornais como Retrato do Brasil, Folha da Tarde (SP), Diário do Povo (Campinas), Pasquim21 e jornais Sindicais.
Ilustrou livros pra Ed. Atual (O Caderno de Perguntas de Rebecca) e pra Ática (Curso de Inglês) através da Agência de Design e Editoração Grafos. Participou de livros cooperativados da Editora Virgo como “Brasil, 500 anos”, “Fome de ver estrelas”, “Tiras de Letras”, entre outros.
Tem publicado adaptações Literárias em Quadrinhos pela Escala Educacional (Memórias de um Sargento de Milícias, D. Quixote e O Ateneu).
É professor de charge, cartum e caricatura na Escola de Arte Pandora, em Campinas. Atualmente é contratado pelo Sinergia, Sindipetro e Sindae.
Prêmios
1986 primeiro lugar em caricatura IV Salão sobre Desenho de Humor de BH
1992 menção honrosa IV Mostra de Humor de Araras (SP)
1998 prêmio Júri Popular-Internet Salão Nacional de Humor sobre fiscalização dos Gastos Públicos (UNACON Brasília)
2000 duas menções honrosas em caricatura Salão de Ribeirão Preto (SP)
2002 diploma de mérito "Zumbi dos Palmares" concedido pela Câmara dos Vereadores de Campinas/SP pela produção de um gibi sobre a vida de Zumbi
2003 19o Prêmio Ângelo Agostini, como melhor cartunista do Brasil
2002 primeiro lugar em Caricatura no Salão de Humor do Chipre Ramiz Gökçe
2004 prêmio Ângelo Agostini de melhor cartunista e menção honrosa em Cartum no Salão de Volta Redonda.
2005 foi palestrante no WCC (World Comics Conference) em Bucheon, Coréia do Sul
2007 prêmio HQmix pela revista coletiva de Quadrinhos Front (Via Lettera)
2008 prêmio HQmix pelo coletivo de Quadrinhos Quarto Mundo.
2009 menção honrosa na Competição de Cartuns Redman (China),primeiro lugar em Quadrinhos Curtos na Serbya Cartoon Fest, primeiro lugar em Tiras no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista, publicação de HQ na revista Ziniol (Polônia), prêmio HQmix com a quadrinização de D. Quixote.
2011 organizou visita de 3 dias de Comitiva Coreana de Manhwa em São Paulo, participou do Festival de Quadrinhos em Angoulême (França)
Contato:
biradantas@globo.com
http://caricasdobira.blogspot.com
http://chargesbira.blogspot.com
http://braziliancomics.blogger.com.br

EDSON PELICER


É professor paulistano, trabalha na Fundação Casa e no CAPS/AD (Centro de Atendimento Psico Social/Alcool e Drogas) com Artes Plásticas, ministra oficinas de HQ há 3 anos. Participa do Projeto Fanzines nas Zonas de Sampa, em bibliotecas de São Paulo. Publicou o gibi "Descolado, o ECA em Quadrinhos", projeto financiado pelo FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) para divulgar e promover o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Contato:
edsonpelicer@hotmail.com
Publica seus trabalhos (e dos alunos) nos Blogs:
http://decolado-zineszonas.blogspot.com
http://hqzineszonas.blogspot.com

FABIANO CARRIERO


30 anos.
Campinas SP.
Cresceu em Araruama (Rio) onde aprendeu a gostar de quadrinhos. De volta à Campinas, fez curso de HQ e Caricatura na Pandora, Escola de Arte. Desde 2008, trabalha como caricaturista em eventos e na Feira do Centro de Convivência.
Tem publicado ilustrações, charges e tiras no Jornal da Vila, livro Tiras de Letra (Ed. Virgo) e nos fanzine “Seu Monstro” (2008) e “Acéfalos” (2011).
Participou de exposições em Campinas como Disorder (Clube Cultura Artística), Estação Guanabara, Angelo Agostini (Centro Ciências Letras e Artes), Museu Carlos Gomes, Museu de Imagem e Som; Caricas do Bem, em São Caetano do Sul (Pinacoteca Municipal); em São Carlos (Oficina Cultural Regional “Sérgio Buarque de Holanda”); além de exposições temáticas da Escola Pandora, em Shopping Centers da cidade, como Angelo Agostini, Heróis, 2010 0 ano em que faremos contato, Nações, etc.
Ministrou palestras sobre fanzines, além de contribuir em diversos sites de humor nacionais e estrangeiros. Tem sido selecionado em diversos salões de humor dentro e fora do Brasil. Conquistou menção honrosa no Salão de Humor de Limeira e 2° Lugar no Salão de Humor de Cerquilho
Contato:
fabianoeiras@hotmail.com
http://carrieroart.blogspot.com
http://www.fotolog.com/carrieroart

RODRIGO CHICA


É ilustrador, caricaturista e quadrinhista paulistano.
Ilustrou, diagramou, montou e encadernou o livro independente "A menina borracha e o menino canetinha".
Contato:
rodrigochica13@hotmail.com
Publica seus trabalhos no blog:
http://rodrigoeclipse.blogspot.com

UENDERSON MENDES


25 anos
Valinhos SP
Nascido na Bahia, trabalha como grafiteiro, é aluno de Caricatura na Pandora e professor de Grafitti. Fez caricatura de Carmen Miranda para filme de Ruy Jobim.
Foi selecionado em 2010:
Trasimeno Blues Cartoon Fest (Itália), AXE Comics (Bahia), FEDERAZIONE ASSOCIAZIONI Sarde en Italia (caricaturas de Pavarotti, Michelangelo e Ramondo Vianello).
Redman Art (China) (caricatura de Elvis Presley)
Burgos Satyr Fratelli D’Italia
Cartoon Contest Penela, Portugal (tema Teatro)
Participou das exposições:
"Angelo Agostini" (Escola Pandora, CCLA, Unicamp, CDC, Senai e Instituto Cervantes)
"2010, o ano em que faremos contato" (CIS Guanabara - Campinas/SP).
"Nações" Shopping Prado (Campinas)
Contato
uenderson.mendes@gmail.com
http://uendersonarts.blogspot.com

WILLIAM MR


Guarulhos (SP)
É cartunista e quadrinhista, publica as tiras “Watson e Pittu” noJornal Graphiq. Membro da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas SP, participa de sites e blogs como Humor daTerra,Tupixel, Ilustradores.ning e Wix.
Contato:
williammartinsribeiro@hotmail.comPublica seus trabalhos nos blogs:
http://williammrsai.blogspot.com
http://williammrstrips.blogspot.com

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

No ano passado eu vi uma exposição sobre carticaturas dos politicos, em Vila Leopoldina. Foi excelente. Eu gosto muito das caricaturas.